Atividades e Grupos de Estudos

Idealização do Projeto


• Escolha de tema e definições preliminares;


• Realização de levantamento bibliográfico;

 
• Escrita de Resumo e Projeto;


• Comunicação e pedido de deliberação à Gestão Escolar;


• Socialização com demais professores da Escola;


• Definição de integrantes e parceiros.


Fixação da marca do Projeto


• Produção de logotipo;


• Confecção de camisas;


• Confecção de banner.


Grupo de Estudos


• Reuniões para estudo;


• Pesquisas na internet;


• Análise da composição e conteúdos de filmes;


• Exposição de percepções.


Visitação a Cinemas, Mostras e Encontros


• Pesquisa na internet;


• Proposição de saídas de campo;


• Estudo do espaço e das atividades do Cinema;


• Momentos de enriquecimento cultural;


• Realização de encontros de integração dos alunos-monitores.


Obs: Essas visitações funcionarão como suporte ao Grupo de Estudos e são importantes para o desenvolvimento de novas ideias.


Lançamento do Projeto e Reprodução de Filmes


• Organização do evento de lançamento;


• Seleção do público alvo;


• Comunicação e convite junto a CREDE 04;


• Estreitamento com parcerias locais – convite;


• Estudo do filme selecionado;


• Apresentação da proposta do Projeto durante evento de lançamento;


• Realização de debates orientados.


Melhoria na Divulgação do Projeto


• Criação de blog do Projeto;


• Atualização constante do blog;


• Divulgação em outros meios de comunicação;


• Criação de produtos variados que levem a marca do Projeto.


Participação na Feira de Ciências


• Organização de materiais;


• Realização de registros;


• Momentos de (re)orientação e estudo;


• Readequação do Projeto (se necessário);


• Confecção de banner de iniciação científica;


• Apresentação na Feira.


Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos “Cultura: Filosofia, Café & Cinema”, composto pelos alunos-monitores e Professores Coordenadores, cumpre importante papel para o bem comum do Projeto, uma vez que se inscreve como um instrumento de estudo e também orientação das atividades, sendo salutar para as preparações cabíveis.


Seguindo, em parte, as sugestões do Programa Cine-Educação da Cinemateca Brasileira (2010), o Grupo de Estudos se reúne principalmente para trabalhar em prol das seis etapas traçadas.


1º ETAPA: Seleção prévia dos filmes

• Análise de sinopses e informações relevantes as produções;
• Uso de critérios pedagógicos.

2º ETAPA: Estudo do filme

• Assistir e analisar o filme em sua adequação;
• Realizar ligação com os conteúdos pretendidos.

3º ETAPA: Preparação dos alunos-monitores e professores

• Despertar interesse;
• Orientações gerais para as sessões de reprodução dos filmes.

4º ETAPA: Sessão de Cinema

• Imitação da experiência sócio-cultural de “ir ao cinema”;
• Apreciação do filme;

5º ETAPA: Atividades em sala de aula

• Desenvolvimento de atividades disciplinares e interdisciplinares;
• Socialização crítica das aprendizagens.

6º ETAPA: Encontros e debates de retórica sobre o filme

• Problematização de temas cotidianos;
• Instigar reflexões diversas;
• Exposição das diferentes percepções sobre os temas tratados;
• Trocas de experiência – Socialização crítica das aprendizagens;
• Aplicação de entrevistas e questionários.