• Escolha de tema e definições preliminares;
• Realização de levantamento bibliográfico;
• Escrita de Resumo e Projeto;
• Comunicação e pedido de deliberação à Gestão Escolar;
• Socialização com demais professores da Escola;
• Definição de integrantes e parceiros.
Fixação da marca do Projeto
• Produção de logotipo;
• Confecção de camisas;
• Confecção de banner.
Grupo de Estudos
• Reuniões para estudo;
• Pesquisas na internet;
• Análise da composição e conteúdos de filmes;
• Exposição de percepções.
Visitação a Cinemas, Mostras e Encontros
• Pesquisa na internet;
• Proposição de saídas de campo;
• Estudo do espaço e das atividades do Cinema;
• Momentos de enriquecimento cultural;
• Realização de encontros de integração dos alunos-monitores.
Obs: Essas visitações funcionarão como suporte ao Grupo de Estudos e são importantes para o desenvolvimento de novas ideias.
Lançamento do Projeto e Reprodução de Filmes
• Organização do evento de lançamento;
• Seleção do público alvo;
• Comunicação e convite junto a CREDE 04;
• Estreitamento com parcerias locais – convite;
• Estudo do filme selecionado;
• Apresentação da proposta do Projeto durante evento de lançamento;
• Realização de debates orientados.
Melhoria na Divulgação do Projeto
• Criação de blog do Projeto;
• Atualização constante do blog;
• Divulgação em outros meios de comunicação;
• Criação de produtos variados que levem a marca do Projeto.
Participação na Feira de Ciências
• Organização de materiais;
• Realização de registros;
• Momentos de (re)orientação e estudo;
• Readequação do Projeto (se necessário);
• Confecção de banner de iniciação científica;
• Apresentação na Feira.
Grupo de Estudos
O Grupo de Estudos “Cultura: Filosofia, Café & Cinema”, composto pelos alunos-monitores e Professores Coordenadores, cumpre importante papel para o bem comum do Projeto, uma vez que se inscreve como um instrumento de estudo e também orientação das atividades, sendo salutar para as preparações cabíveis.
Seguindo, em parte, as sugestões do Programa Cine-Educação da Cinemateca Brasileira (2010), o Grupo de Estudos se reúne principalmente para trabalhar em prol das seis etapas traçadas.
1º ETAPA: Seleção prévia dos filmes
• Análise de sinopses e informações relevantes as produções;
• Uso de critérios pedagógicos.
2º ETAPA: Estudo do filme
• Assistir e analisar o filme em sua adequação;
• Realizar ligação com os conteúdos pretendidos.
3º ETAPA: Preparação dos alunos-monitores e professores
• Despertar interesse;
• Orientações gerais para as sessões de reprodução dos filmes.
4º ETAPA: Sessão de Cinema
• Imitação da experiência sócio-cultural de “ir ao cinema”;
• Apreciação do filme;
5º ETAPA: Atividades em sala de aula
• Desenvolvimento de atividades disciplinares e interdisciplinares;
• Socialização crítica das aprendizagens.
6º ETAPA: Encontros e debates de retórica sobre o filme
• Problematização de temas cotidianos;
• Instigar reflexões diversas;
• Exposição das diferentes percepções sobre os temas tratados;
• Trocas de experiência – Socialização crítica das aprendizagens;
• Aplicação de entrevistas e questionários.