Conceitos-Chaves

Embasamento conceitual do Projeto: Filosofia; Cinema; Cultura e Educação Escolar Integral.




Complexo em suas facetas e tendo uma importância educacional explícita,


A filosofia é um modo de pensar que acompanha o ser humano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. Mais que postura teórica, é uma atitude diante da vida, tanto nas condições corriqueiras como nas situações-limites que exigem decisões cruciais. Por isso no encontro com a tradição filosófica não devemos nos restringir a recebê-la passivamente como um produto, mas sermos capazes, cada um de nós, de nos aproximarmos da filosofia como processo, ou seja, como reflexão crítica e autônoma a respeito da realidade vivida (ARANHA & MARTINS, 1993).


Entrecruzando discursos cinematográficos e escolares, adotando a Filosofia como pano de fundo, o conceito de Cinema que usamos tem a ver com a sua funcionalidade pedagógica.


A racionalidade logopática do cinema muda a estrutura habitualmente aceita do saber, enquanto definido apenas lógica ou intelectualmente. Saber algo, do ponto de vista logopático, não consiste somente em ter “informações”, mas também em estar aberto a certo tipo de experiência e em aceitar deixar-se afetar por uma coisa de dento dela mesma, em uma experiência vivida (CABRERA, 2006, p. 21).


O Projeto se estrutura pelos moldes de predominância do método fenomenológico, dirigindo-se em maior grau como um exercício qualitativo da “imaginação”, no entendimento de determinados fenômenos (BACHELARD, 1989). Representada profundamente nas produções cinematográficas, a Cultura tem ganho ares de multiplicidade, precisando ser entendida pelo seu “jogo” de interações. Conquanto, entendemo-la como um organismo que


[...] engloba as línguas que falamos, as idéias de um grupo, as crenças, os costumes, os códigos, as instituições, as ferramentas, a arte, a religião, a ciência, enfim, todas as esferas da atividade humana (ARANHA & MARTINS, 2005).


Atentando para o fato de que o currículo da escola integrada se assenta no tripé: Trabalho, Ciência e Cultura; lembramos que a proposta deste modelo escolar proporciona momentos que culminam com a formação da cidadania de seus alunos, entendendo-a como pré-condição para a obtenção do sucesso profissional.


A idéia de formação integrada sugere superar o ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho entre a ação de executar e a ação de pensar, dirigir ou planejar. Trata-se de superar a redução da preparação para o trabalho ao seu aspecto operacional, simplificado, escoimado dos conhecimentos que estão na sua gênese científico-tecnológica e na sua apropriação histórico-social. Como formação humana, o que se busca é garantir ao adolescente, ao jovem e ao adulto trabalhador o direito a uma formação completa para a leitura do mundo e para a atuação como cidadão pertencente a um país, integrado dignamente à sua sociedade política. Formação que, neste sentido, supõe a compreensão das relações sociais subjacentes a todos os fenômenos (CIAVATTA, 2005, p.85).